quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você sabe quem criou o papel? E quando foi criado o papel? Esse post é para tirar as dúvidas da galera.

- De onde vem a palavra papel?

A palavra papel é originária do latim “papyrus”. Nome dado a um vegetal da família “Cepareas” (Cyperua papyrus). A medula dos seus caules era empregada, como suporte da escrita, pelos egípcios, há 2 400 anos antes de Cristo. Mas foram os chineses os primeiros a fabricarem o papel como o atual, começando a produção de papel a partir de fibras de bambu e da seda.

- O que é o papel? De que ele é composto?

O papel é um composto de origem vegetal obtido a partir da justaposição artificial de fibras celulósicas. Essas fibras estão unidas tanto fisicamente quanto quimicamente.

- Quem criou o papel?

O papel como conhecemos foi criado por T’sai Lun na província de Hunan, na China no ano de 123 antes de Cristo. T’sai produziu o papel com materiais baratos – casca de árvore, extremidades de cânhamo, farrapos de algodão e redes de pesca rasgadas. O uso do papel começou a se espalhar e ficou conhecido como “papel TSai Lun”.

Por volta do ano 610 D.C., os monges coreanos Doncho e Hojo, enviados à China pelo rei da Coréia disseminaram o invento pela Coréia e também pelo Japão. Depois disso foi se espalhando para os outros países.

- Como é fabricado o papel?

A madeira é feita principalmente de fibras celulosas aderidas umas às outras com uma “cola” chamada lignina. Para converter madeira em polpa, devemos então separadas estas fibras ou seja remover a lignina. Para isso existe algum processo para a obtenção da polpa:
Processo Mecânico -> A polpa é obtida na prensagem dos troncos contra pedras de moer na presença de água. O processo pode ser mais eficiente se antes passar a madeira em refinadores. Muito freqüentemente, este desfibrar é terminado na presença de vapor e o produto é chamado de polpa termomecânica. A adição de reagente para a separação das fibras celulosas da lignina resulta em polpa termoquimimecânica. Podem ser usados estes tipos diferentes de polpas mecânicas, por exemplo, para fabricação de papel jornal.
Processo Químico -> Polpa química (normalmente chamado de processo “KRAFT” que em alemão que dizer “FORTE”). Neste processo os cavacos estão misturados com substâncias químicas e cozido a alta pressão em imensos vazos de pressão chamados digestores. A ação combinada das substâncias químicas e o calor dissolve o lignina e as separa das fibras. Papéis feitos de polpa química são muito fortes. Por exemplo, eles são usados fazer bolsas de supermercado.

- Quanto tempo dura o papel?

O papel é uma substância orgânica composta de fibras da celulose das plantas; por causa de sua natureza orgânica, o papel deteriorar-se-á se não corretamente ou armazenado. O papel moderno é feito geralmente das fibras de madeira que foram moídas mecanicamente para a impressão de jornais ou produzidos quimicamente para livros e papéis de escrita. Alguns papéis mais finos contêm também fibras do algodão ou do linho. A maioria de papéis modernos, a menos que estejam livre de ácidos ou sejam classificados como de durabilidade permanente, têm uma vida útil prevista de menos de 50 anos.

- Qual a temperatura certa para armazenar o papel?

Uma temperatura constante do armazenamento de 20ºC é considerada ideal, sendo bastante confortável aos trabalhadores e baixo bastante não danificar materiais. Grandes flutuações na variação da temperatura são extremamente prejudiciais, como são as altas temperaturas.

- Como é feita a reciclagem do papel?

Reciclagem do papel é feita com aparas(pedaços de papel) misturando água e desintegrando em pulpers (liqüidificadores enormes). Contaminantes (plástico, metal, copo, polyetileno, etc.) é afastado da mistura usando telas e limpadores. Se necessário, da polpa resultante é feito a retirada da tinta pela ação combinada de água, substâncias químicas, calor e energia mecânica. A polpa reciclada é usada freqüentemente para fabricar papel cartão, papel jornal como também papéis usados na industria e nos lares como: papel higiênico, toalhas, lenços e guardanapos de papel, e assim por diante.

http://rainydays.rockerspace.net/tudo-sobre-o-papel/

1 comentários:

Anônimo disse...

gostei de ler isto e obrigado ajudaram me a fazer um trabalho para e.v.t

Postar um comentário